domingo, 28 de Abril de 2024  17:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-01-2010

USA admite mais de 50 mil desempregados no distrito e antevê agravamento.


Mais um mês de subida nos valores do desemprego no distrito de Aveiro. Em Dezembro de 2009 estavam registados 38147 desempregados em ...

Mais um mês de subida nos valores do desemprego no distrito de Aveiro. Em Dezembro de 2009 estavam registados 38147 desempregados em valores que representam 10,31% da população activa do distrito. No mês de Dezembro a variação mensal foi de 0,80%. Por comparação com Dezembro de 2008 houve um agravamento de 25,27%. Mulheres e jovens são dos grupos mais afectados.

Excepção feita ao mês de Novembro, 2009 foi um ano de subida do desemprego. O coordenador da União de Sindicatos de Aveiro, Joaquim Almeida, diz que são dados preocupantes e agravados pela limpeza de ficheiros no Instituto de Emprego.

“Aveiro mantém a 5ª posição entre 18 distritos do país. Tirando Novembro, e vá-se lá saber porquê, todos os meses foram de subida. Outro aspecto é o apagão feito no distrito durante 2009. Foram limpos 30745 desempregados inscritos. Isto é uma enormidade. Corremos o risco de dizer que há mais de 50 mil desempregados”, adianta Joaquim Almeida.

Ílhavo fechou 2009 com o mais elevado número de desempregados. 1914 pessoas estavam sem emprego num ano que começou com 1536. Santa Maria da Feira, com 9172, é o concelho mais afectado. Ovar, Aveiro e Espinho estão acima dos 3 mil desempregados.

Nas perspectivas para 2010, a USA não antevê melhorias e diz mesmo que há indicadores preocupantes como as 19 empresas, com 4500 trabalhadores, em situação de lay-off, suspensão de contratos ou insolvências. “O futuro, infelizmente, não se apresenta famoso. Há vários factores que indicam aumento de desemprego”, explica o coordenador da USA.

O elevado número de trabalhadores em situação precária é outro dos indicadores preocupantes segundo a USA que espera um 2010 difícil. Lamenta que o desemprego seja também causado pela opção estratégica de algumas empresas. Diz que o Governo deveria divulgar publicamente quais as empresas e os sectores onde investe em ajudas.

Para 18 de Fevereiro está marcado um “cerco” à Segurança Social, em Aveiro. Como protesto para que não seja utilizada “como vaca leiteira do patronato”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®